SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O LIVRO
QUER CONHECER O DINHEIRO?
16p. – 4 cores - 26x36cm
Autor: Álvaro Modernell e Ilustradora: Tati Rivoire
Temas abordados: a evolução do dinheiro; consumismo x consumo consciente; cidadania; educação financeira.
- A história do dinheiro contada no livro nos traz a situação de troca de objetos/produtos entre as pessoas. Isso se chama escambo, a simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.
- Discuta com a turma sobre a importância do dinheiro nos dias atuais. Como as pessoas poderiam fazer para obter o que necessitam, se não existisse dinheiro.
- Discuta com a turma que, atualmente, o hábito de “troca” está voltando entre as pessoas com a organização de feiras de trocas de livros e brinquedos, numa atitude de consumo colaborativo com a questão ambiental.
- Instigue a turma a pensar sobre esse ato de trocar objetos de interesse comum no cotidiano.
- Peça que cada aluno traga em determinada data uma moeda de cada valor e duas notas, a de R$ 2 e a de R$ 5, para que todos analisem juntos as suas características principais como os elementos gráficos, o tamanho, a cor, o valor, a data de emissão, alguns símbolos e assinaturas e alguns elementos de segurança. Enriqueça os trabalhos apresentando notas de outros valores também. Nessa mesma aula, podem ser orientados sobre a guarda, a conservação e o que não se deve fazer com o dinheiro (riscar, cortar, molhar etc).
- Em outra data, peça para os alunos que puderem trazer exemplares ou cópias ou impressões de dinheiros antigos, ou de outros países, para que possam circular na sala de aula e todos possam conhecer a diversidade, a beleza e outras formas de expressão cultural de diferentes povos ou diferentes épocas.
- Proponha a realização de feira de trocas entre as crianças da turma envolvendo objetos de escolha das crianças (orientar os pais para que não enviem nada de muito valor, pois os objetos poderão ser trocados livremente em sala);
- A troca entre as pessoas, antigamente, era realizada de acordo com a necessidade e o que tinham para oferecer ao outro, por exemplo: quem pescasse mais peixes do que o necessário para si e seu grupo, trocava este excesso com os excessos de outras pessoas que, por exemplo, tivessem colhido mais frutas do que fosse precisar. Incentive o debate sobre isso e a possibilidade nos dias atuais (na época do escambo ainda não havia agricultura).
- Pesquise sobre os diversos recursos/produtos que valeram como moeda na história do dinheiro no mundo e no Brasil – o valor de determinadas mercadorias durante o passar do tempo e conforme a cultura local (a 1ª mercadoria usada como moeda no Brasil foi o pau-brasil, depois o pano de algodão, o açúcar, o fumo, o sal). As especiarias em geral – pimenta, ervas etc também foram usadas no Brasil como moeda de troca.
- Proponha comparação entre as cédulas atuais e antigas (utilizando-se imagens em textos informativos* ou, se possível, interagindo com pessoas que as colecionam): quais os desenhos contidos, material, época, pessoas homenageadas nas mesmas; que aspectos culturais podem ser observados (paisagens, flora, fauna, tipos humanos, personagens históricos, monumentos etc).
- Promova a interação com colecionadores e estudiosos da história do dinheiro.
- Converse sobre o dinheiro enquanto patrimônio (por isso, objeto de cuidado e conservação). Estenda a discussão sobre o que é patrimônio – relação entre cuidado, respeito, conservação e memória nacional.
- No livro um jogo de escolha é citado: “Cara ou coroa”. Proponha o jogo, questione sobre o jogo entre as crianças (se conhecem, se costumam utilizar como escolha, quais as outras formas de escolha que utilizam nas brincadeiras; ex: futebol = quem ganha pode escolher o lado do campo ou ficar com a bola)
- Proponha pesquisa sobre o cifrão ($) símbolo dinheiro;
- Proponha confecção de cofrinhos com material reciclável.
*fonte de pesquisa: www.bcb.gov.br
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- RIBEIRO, Jonas. Bruxa Cremilda e a máquina de fazer dinheiro. Franco Editora.
- MODERNELL, Álvaro. Zequinha e a porquinha Poupança. Editora Mais Ativos.
- DIAS, Vera Lúcia. O cofre do João. Editora Mais Ativos.