SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O LIVRO
QUER CONHECER A NATUREZA?
Autora: Iris Borges - Ilustrador: Bill Borges
16p. – 4 cores – 26x36 cm
O livro nos leva a uma linda viagem a paisagens, locais e culturas diferentes. Passamos por climas e biomas diversos. Toda essa viagem é acompanhada de uma família curiosa que quer dividir com os leitores suas experiências.
Temas abordados: família, viagem, cultura, natureza, animais, climas e biomas.
- Antes de iniciar a leitura do texto, será bastante produtivo realizar uma boa conversa com as crianças sobre viagens em família. Peça-lhes que eles relatem uma viagem que fizeram, contando onde foram, o que viram de diferente, o que chamou atenção e peça para identificarem elementos da natureza que eles vivenciaram.
- O território brasileiro possui uma grande variedade de características naturais (solo, relevo, vegetação e fauna). Entre as principais características naturais que mais apresentam variação, estão os biomas, conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação.
São eles:
• Amazônia: A sua flora é constituída por uma vegetação florestal muito rica. A fauna também é muito diversificada, composta por insetos, que estão presentes em todos os estratos da floresta, uma infinidade de espécies de aves, macacos, jabutis, antas, pacas, onças e outros.
• Cerrado: O Cerrado, ou a Savana brasileira, estende-se por grande parte da região Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país. Possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa. A fauna da região é bastante rica, constituída por capivaras, lobos-guarás, tamanduás, antas, seriemas etc.
• Mata Atlântica: O exemplar de Floresta Tropical do Brasil praticamente já desapareceu, pois, como estava localizada na faixa litorânea do país, grande parte de sua vegetação original foi devastada para ceder lugar à intensa ocupação do litoral. Era constituída por uma vegetação florestal densa, com praticamente as mesmas características da Floresta Amazônica: com diversos tamanhos, latifoliada (folhas largas e grandes) e perene (folhas que não caem). A fauna dessa região já foi praticamente extinta e era constituída por lontras, micos-leões, onças-pintadas, tatus-canastra, araras-azuis e outros.
• Caatinga: estende-se por todo o sertão brasileiro. Trata-se da região mais seca do país. A vegetação dessa região é composta, principalmente, por plantas xerófilas (acostumadas com a aridez, como as cactáceas) e caducifólias (que perdem a folha durante o período mais seco), além de algumas árvores com raízes bem grandes que conseguem captar a água do lençol freático em grandes profundidades e que, por isso, não perdem as suas folhas, como o juazeiro. A fauna desse bioma é composta por uma grande variedade de répteis, sapo cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatupeba etc.
• Pampas: Localizado no extremo sul do Brasil, no Rio Grande do Sul, esse bioma é constituído principalmente por planícies. Em virtude do clima frio e seco, a vegetação não consegue desenvolver-se, sendo constituída principalmente por gramíneas, como capim-barba-de-bode, capim-gordura, capim-mimoso etc. São exemplos de animais que vivem nesse bioma o veado, a garça, a lontra, a capivara e outros.
• Pantanal: Trata-se da maior planície inundável do país e está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do sul. Esse bioma é muito influenciado pelos regimes dos rios presentes nesses lugares, pois, durante o período chuvoso (outubro a abril), a água do pantanal alaga grande parte da planície da região. Quando o período chuvoso acaba, os rios diminuem o seu volume d'água e retornam para os seus leitos. Por essa razão, a vegetação e os animais precisam adequar-se a essa movimentação das águas. Todos esses fatores tornam a vegetação do pantanal muito diversificada, havendo exemplares higrófilos (adaptados à umidade), plantas típicas do Cerrado e da Amazônia e, nas áreas mais secas, espécies xerófilas. A fauna é constituída por várias espécies de aves, peixes, mamíferos, répteis etc.
• Bioma marinho do Brasil: Situa-se sobre a "Zona Marinha do Brasil" e apresenta diversos ecossistemas. A Zona Costeira Brasileira tem como aspectos distintivos em sua longa extensão através de diferentes biomas que chegam até o litoral, o bioma da Amazônia, o bioma da Caatinga e bioma da Mata Atlântica. Esses biomas com grande variedade de espécies e de ecossistemas abrangem mais de 8.500 km de costa litorânea.
- Como são citados muitos locais diferentes, é ideal que se tenha um mapa em sala para a localização, ou, em caso de crianças que já conhecem o mapa, que já tenham conhecimento geográfico, peça que elas identifiquem a localização dos locais citados no livro.
- Instigue os alunos a confeccionarem um mural com gravuras e fotos da fauna e flora de cada bioma.
- Será muito produtivo que as crianças façam desenhos referentes aos elementos da natureza apresentados;
- Peça um trabalho em grupo onde as crianças façam maquetes dos diferentes biomas indicados no livro (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas, Pantanal e Amazônia).
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- RIBEIRO, Jonas. Mil e Uma árvores. Franco Editora.
- ANDRADE, Ana Maria. Terra-mãe. Franco Editora.
- MARULL, Yana. Uma aventura no Pantanal. Franco Editora.