SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O LIVRO
QUER CONHECER MINHAS BRINCADEIRAS?
Autores: Aline Louro e Fernando Franco e Ilustrador: Marcio Levyman
16p. – 4 cores – 26x36cm
Uma divertida proposta de resgate das brincadeiras que muitas crianças não conhecem.
Temas abordados: resgate de brincadeiras, jogos, infância.
- Converse com as crianças da turma sobre as ruas onde moram e a possibilidade de nela brincarem.
- Pesquise as alternativas de lazer para as crianças que não podem brincar em suas ruas.
- Qual é o seu brinquedo predileto?
- Resgate os brinquedos artesanais com os quais as crianças não brincam mais: cinco marias, telefone sem fio, pipas, pião, amarelinha, bonecas de pano etc.
- Trabalhe com as cantigas de roda.
- Converse com os alunos se existem brinquedos de meninas e meninos.
- Converse sobre os outros nomes das pipas.
- A televisão é um bom divertimento? Quem prefere ver televisão a brincar com os amigos?
- Cantinho de exposição: “Nossos brinquedos”. Peça que tragam de casa brinquedos artesanais, de madeira, pano, papel (explore-os, brinque com todos, troque-os entre os alunos) e promova uma exposição.
- Confeccione e brinque com bolas de meias. Ouça a música “Bola de meia, bola de gude” (Milton Nascimento).
- Amasse jornal, passe durex colorido, amarre lastex, faça ioiô e brinque. Cante a música Ioiô (Trem da Alegria).
- Construa brinquedos com sucata, trabalhando o reaproveitamento de materiais e a consciência ecológica.
- Brinque de: queimada, boliche, pare-bola, chute a gol, bola ao cesto, bola de gude etc. (Aproveite as regras para estimular uma boa convivência no dia a dia.)
- Incentive a realização das brincadeiras ilustradas no pátio ou outro espaço disponível na escola; talvez exista a possibilidade de demarcar esses espaços com os desenhos das brincadeiras (ex: amarelinha, caracol, dama etc).
- Entrevista com as pessoas da família para ver o jogo ou brincadeira que mais gostavam ou gostam.
- Oportunize a interação com obras de arte nas quais são retratadas brincadeiras infantis, como: obras de Portinari, Picasso e Bruegel. Realize leituras (quais as brincadeiras retratadas, onde estão, em que tempo se passa, cores usadas) e releituras das mesmas (lembre que releituras não são cópias das obras, mas sim a possibilidade da criança poder se expressar a partir de uma referência artística).
- Veja se alguém em casa ainda tem time de botão e promova um torneio entre os alunos e, convide os pais pra este torneio.
- Faça uma oficina com brinquedos reciclados.
- Leia e ilustre a poesiade Roseana Murray “Pião”.
Um pião se equilibra
na palma da mão,
no chão, na calçada,
e alado vai rodando
por cima dos telhados,
gira entre as nuvens,
cada vez mais alto,
até que num salto
alcança a lua
e rola
até o seu lado oculto.
Faz a curva o pião
e ruma para Saturno,
tropeça nos anéis,
dá três cambalhotas,
se pendura
numa estrela cadente
e, sem graça,
volta para a palma da mão.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LEWICKI, Glaucia. O pião do João. Franco Editora.
- FRANCO, Fernando e GUSMÃO, Marta. Quer conhecer minha rua? Franco Editora.
- BORGES, Iris. Bolas! Quantas bolas! Franco Editora.
- LEWICKI, Glaucia. A boneca da Teca. Franco Editora.
- CAMBRAIA, Maria Elaine. Brincando de bicho. Franco Editora.