SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O LIVRO
QUER CONHECER MINHA FAZENDA?
Autora: Elba GGomes - Ilustradora: Luciene GGomes
16p. – 4 cores – 26x36cm
Já visitaram minha fazenda? Vocês vão se deliciar com o pomar e conhecer vários bichos. E o que dizer do banho de rio e da pescaria? Já provaram um favo de mel? Venham viver tudo isso!
Temas abordados: fazenda, banho de rio, pescaria, pomar, apiário, passeios de charrete, fogueira.
Temas transversais: vida na cidade, diferença entre o campo e a cidade, diversões na cidade e no campo, comidas da fazenda, meios de transporte na cidade e no campo.
Atividades prévias:
- Converse com as crianças sobre a vida no campo, em oposição à vida na cidade.
- Converse com as crianças sobre o livro de que mais gostaram?
- Solicite a cada aluno que traga, para a aula seguinte, um livro de que goste ou qualquer livro que encontre em sua casa.
- Divida os alunos em grupo e peça que cada grupo relacione os livros, registrando: título, autor, ilustrador, editora.
- Oriente a troca de livros entre os grupos para que todos conheçam todos os livros.
- (Professor) fotografe todas as capas dos livros, (mande imprimir as fotos) e peça, dois dias após, que cada grupo faça um painel com as fotos dos livros e os dados já registrados.
Atividades sobre “Quer conhecer minha fazenda?
- Apresente aos alunos “Quer conhecer minha fazenda?” e fale sobre a autora, sobre a ilustradora etc.
- Faça a leitura de “Quer conhecer minha fazenda?”
- Converse com as crianças sobre o que acharam do livro, explore o vocabulário.
- Peça que cada aluno descreva a vida na cidade.
- Divida a turma em grupos e peça a cada grupo as seguintes tarefas: Grupo 1 - Desenhar o livro, página a página; Grupo 2 – Desenhar todos os bichos que aparecem no livro; Grupo 3 – Fazer uma peça sobre o livro: dois narradores e outras crianças realizando um passeio a uma fazenda e descrever o que viram e o que fizeram um dia inteiro – construir cenário. Esse grupo deverá trazer: um favo de mel de abelha, vara de pescar, frutas, bichos de brinquedo (porco, galo, galinha pato, cavalo, égua, milho assado, material para fazer uma fogueira etc.) Fazer uma gravação;
- Apresente e leia, com a turma, o livro QUER CONHECER MINHA RUA? de Fernando Franco e Marta Gusmão, para fazer o contraponto com o livro QUER CONHECER MINHA FAZENDA?.
- Organize um mural sobre o livro “Quer conhecer minha fazenda?” com as atividades feitas pelos grupos.
- Construa, junto com a turma (dividida em dois grupos), duas maquetes: uma sobre uma cidade ou sobre uma rua de uma cidade; outra sobre uma fazenda ou chácara, com algumas partes dela: rio, quintal, estrada com charrete, apiário, chiqueiro etc.
OBSERVAÇÃO: essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Artes.
- Divida a turma em grupos e peça a cada grupo as seguintes pesquisas: Grupo 1 – sobre a rua onde mora (com fotos); Grupo 2 - sobre uma fazenda (com fotos); Grupo 3 – frutas mais conhecidas (com ilustrações, ficha técnica da fruta); Grupo 4 - animais da fazenda com ilustrações, características etc) ; Grupos 5 - sobre comidas produzidas na fazenda; 6 - sobre produtos industrializados (em supermercados).
- Promova uma “roda de leitura” em que cada criança leia uma página do livro e, a seguir as outras leiam uma página de outros livros.
- Faça uma excursão (de 1 dia) a uma chácara ou a uma fazenda, com direito a comida típica da roça.
- Solicite depoimentos orais sobre a visita à chácara ou à fazenda.
- Selecione um episódio do “Sítio do Picapau Amarelo” (emDVD) e passe em sala de aula.
LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- FRANCO, Fernando e GUSMÃO, Marta. Quer conhecer minha rua? Franco Editora
- MIRANDA, Marco. Quer conhecer meu quintal? Franco Editora