Cada família é de um jeito. Umas são grandes; outras, pequenas; algumas, silenciosas e até barulhentas. Há filhos que são de sangue e há também os de coração... Minha família é especial. Venha conhecê-la!
Temas abordados: convivência familiar, amor, respeito às diferenças, segurança.
Assuntos que podem ser trabalhados com as crianças:
- Características da família: grande, pequena, silenciosa, barulhenta, fria ou grudenta?
- Tipos de família: biológica ou adotada?
- Vínculos familiares: laços de amor que são eternos.
- Árvore genealógica: quem pertence a sua família? Trabalhe os graus de parentesco (avós, tios, primos, irmãos).
- Toda família tem diferenças e semelhanças – quem se parece com quem?
- Toda família tem seus desafios e dificuldades: podemos nos respeitar e conversar, sem precisar brigar.
- Convivência familiar: o que você faz com sua família?
- Talentos da família: o que você quer herdar?
- A família nos dá segurança (proteção) e amor.
Sugestões de atividades para a sala de aula:
- Após a leitura do livro, converse com as crianças sobre as suas famílias. A partir desta discussão, analise a diversidade de famílias.
- Liste os membros da família: papai, mamãe, filhos, tios etc.
- Pesquise a diversidade de organização familiar.
- Converse com as crianças sobre as vantagens e desvantagens de ter uma família grande ou pequena. Silenciosa ou barulhenta. Tudo sempre tem dois lados.
- Organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do valor da família. Desenvolva o assunto a partir dos conhecimentos que os alunos têm da estrutura familiar.
- Converse com as crianças sobre como é constituída a família de cada um.
- Provoque a discussão sobre as diversas formações familiares, procurando diluir possíveis preconceitos; Pergunte: você gostaria que algo fosse diferente na sua família? O quê?
- Distribua revistas para os alunos e os instrua a recortar imagens de famílias com diferentes formações; Em seguida faça um mural coletivo abordando os vários tipos de família na atualidade.
- Após a participação de todos os alunos, levante as seguintes questões:
. As famílias dos colegas têm a mesma formação que a sua?
. Que diferenças vocês perceberam?
. Existem colegas que não moram com os pais?
. Que outras pessoas, além dos pais, convivem com os colegas em casa?
. Quantos convivem com padrastos ou madrastas?
- No site www.smartkids.com.br você encontra várias atividades de colorir, forca e várias outras atividades com o tema “família”.
- Trabalhe com músicas que falam sobre família, amor, diferenças, tais como: “O filho que eu quero ter” (Paulinho da Viola) – Arca de Noé II – Adivinha o que é?” (Renato Rocha) – MPB 4, Adivinha o que é – “Diferença” (trio Soneca) - Vila Sésamo – “Vovô” (Maria Alice Mourão) – Cantigas populares: Pai Francisco, Terezinha de Jesus.
Sugestões de atividades para casa:
- Peça aos alunos que tragam para a sala de aula fotos com seus familiares. Peça que mostrem a foto de sua família e apontem as pessoas e digam qual é o grau de parentesco com elas. Proponha que os alunos façam um mural (ou álbum) com as fotos trazidas da família ou que montem a árvore genealógica de sua família, com a ajuda de um adulto.
- Elabore um livro de receitas preparadas pelos familiares.
- Sugira que realizem pesquisas com pessoas mais velhas da sua família, descobrindo como era a vida deles e de outros antepassados, quando crianças. E depois devem trazer para a sala o que descobriram sobre a história da sua família?.
- Qual atividade de que eles mais gostam de realizar com sua família? Sugira que , um desenho para mostrar aos seus colegas.
- Planeje alguma ação na escola para homenagear as famílias, próxima à data do Dia Internacional da Família (15 de maio), propondo que os alunos façam desenhos, bilhetes, cartões ou músicas para seus familiares. Pode ser uma celebração coletiva, a confecção de murais e outros.