SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O LIVRO
QUER CONHECER MEUS LIVROS?
Autora: Iris Borges - Ilustradores: Sami e Bill
16p. – 4 cores – 26x36cm
Você quer conhecer meus livros? Então, venha passear por minha casa, onde há livros por todo lado! Até no quintal eles me acompanham... Seja bem-vindo! Aconchegue-se comigo na leitura!
Temas abordados: livros, estantes de livros, cantinho de livros.
- Converse com as crianças sobre o que é um livro e o que ele pode nos proporcionar.
- Converse com as crianças sobre qual o livro de que mais gostaram.
- Solicite a cada aluno que traga, para a aula seguinte, um livro de que goste ou qualquer livro que encontre em sua casa.
- Oriente a troca de livros entre os grupos para que todos conheçam todos os livros.
- Inicie o trabalho com o livro, analisando o título e a ilustração da capa: O que será que a autora quis dizer com o título “Quer conhecer meus livros? Deixe que os alunos relatem suas opiniões.
- Faça a leitura de “Quer conhecer meus livros?”
- Converse com as crianças sobre o que acharam do livro, explore o vocabulário.
- Peça que cada aluno descreva os cômodos da residência e onde há livros nela.
- Divida a turma em grupos peça a cada grupo as seguintes tarefas:
Grupo 1 - desenhe o livro, página a página; Grupo 2 – Desenhe os vários cômodos de uma casa, com livros em cada cômodo; Grupo 3 – Faça uma dramatização do livro: dois narradores e outras crianças espalhando livros e gibis sobre cada cômodo da casa (imaginários).
- Organize um mural sobre o livro “Quer conhecer meus livros?” com as atividades feitas pelos grupos.
- Se na sua cidade houver livraria ou biblioteca, organize uma excursão a esses locais.
- Solicite depoimentos orais sobre a visita à livraria ou à biblioteca.
- Peça a cada aluno que faça uma pesquisa para saber quantos livros (numa lista até 10) existem na sua casa.
- Organize, em conjunto, um questionário para os pais sobre livros: quantos livros leem por mês; se leem revistas ou jornais; quais os livros de que gostaram mais etc.
- Organize uma tarde ou uma manhã de contação de histórias. Convide um pai, mãe, avô ou avó para que contem histórias para a turma.
- Procure organizar e/ou aumentar, com a turma, um “Cantinho da Leitura”.
- Solicite aos pais a doação de um livro para o Cantinho da Leitura.
- Promova a troca de livros entre as crianças.
- Peça que cada aluno traga uma receita para confeccionar o “Livro de receitas” da turma.
- Se possível, convide um escritor ou ilustrador para um bate-papo com as crianças.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- MADUREIRA, Maria Célia e FERREIRA, Raquel Gonçalves. Deu rato na biblioteca. Franco Editora.
- MADUREIRA, Maria Célia e FERREIRA, Raquel Gonçalves. O rato adormecido. Franco Editora.