A escola durante esse período mudou muito. Antes, quando a filosofia reinava no ambiente escolar básico, a educação era, inclusive, mais elitizada. Atualmente, a escola passou por várias transformações, uma delas é a massificação crescente. Ou seja, vários estratos sociais foram inclusos na escola e estes com nível de conhecimento bastante abaixo se comparado com as crianças de 1970.
Até que a escola esteja cada vez mais se tornando uma escola de todos e para todos, sem dúvida significa um avanço, não um retrocesso. Contudo, como a filosofia será inserida nessa escola massificada? O receio é que a disciplina seja “nivelada por baixo” em vez de servir para crescimento de todos.
Por esse motivo, ao longo do livro a autora propõe alternativas que ajudam o professor a desenvolver a filosofia no ensino médio. Para isso, a autora coloca em questão a prática docente, fala da importância de aulas expositivas em harmonia com as participativas, sugere textos teóricos para leitura, orienta essas leituras e propõe exercícios, de modo prático não só para o professor de filosofia no ensino médio, mas para o professor de humanidades de modo geral.
Planejar as atividades e métodos avaliativos também são sugeridos pela autora para criação de um plano de aula consistente.
Editora: Autores Associados
Autora: Lidia Maria Rodrigo
Ano: 2009
Edição: 1ª
Nº de pág: 280
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21cm
ISBN: 978-85-7496-220-7
Filosofia em Sala de Aula
- Editora: Autores Associados
- Autor: Lidia Maria Rodrigo
- Disponibilidade: Avise-me
-
R$ 67,00
Produtos relacionados
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |