Quer Conhecer uma Turma Boa dos Contos de Fadas?
Este livro traz em suas páginas todo o encanto dos clássicos contos de fadas e sua “turma”: Branca de Neve e os Sete Anões, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão, entre outros… O autor descreve o que estas histórias têm em comum, como o “Era uma vez…”, o amor de príncipes e princesas e até a maldade do lobo mal em vários contos….
Editora: Eureka
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrador: Amanda Freitas
Faixa etária: 9 a 10 anos
Acabamento: Brochura
Formato: 24x33 cm
Nº de pág: 16
ISBN: 978-65-85184-39-7
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O LIVRO
QUER CONHECER UMA TURMA BOA DOS CONTOS DE FADAS?
Autor: Jonas Ribeiro - ilustradora: Amanda Freitas
16p. – 4 cores – 26x36 cm
Este livro traz em suas páginas todo o encanto dos clássicos contos de fadas e sua “turma”: Branca de Neve e os Sete Anões, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão, entre outros... O autor descreve o que estas histórias têm em comum, como o “Era uma vez...”, o amor de príncipes e princesas e até a maldade do lobo mal em vários contos...
Este livro pode ser muito explorado, pois os contos de fadas permeiam o imaginário das crianças e despertam nelas o interesse pela leitura.
Temas abordados: personagens e histórias dos contos de fadas.
- Leia o livro e trabalhe o gestual e entonação ao narrar a história. Mostre também as gravuras no decorrer da narração.
- Após essa leitura, pergunte aos alunos o que eles mais gostaram no livro e quais os personagens favoritos deles. Estes personagens estão no livro “Quer Conhecer uma Turma Boa dos Contos de Fadas?”
- Liste no quadro, com a ajuda dos alunos, todos os contos que o autor cita.
- Cada dia da semana contar um conto abordado no livro.
- Lembre as crianças que nas histórias normalmente existe uma oposição (lobo mau, vilão, obstáculos...) e que os personagens precisam de determinação, união e outros valores para sobrepujar os desafios.
- Peça aos alunos para desenharem e “montarem” seu personagem favorito. Faça um trabalho de colagem com as crianças. Você pode levar para sala de aula papel crepom, cartolina colorida, tesoura, cola, glitter (ficará ótimo nos vestidos das princesas) etc... Esse trabalho pode ser exposto em sala de aula ou no corredor da escola.
- Faça um teatro de “dedoches” com os personagens da história, que podem ser confeccionados pelos próprios alunos. Você pode levar um “teatrinho de dedoches” para eles fazerem a apresentação.
- Marque com a direção da escola uma “sessão de cinema” com direito a pipoca e suco. Os alunos podem escolher no livro “Quer Conhecer uma Turma Boa dos Contos de Fadas?” o conto a que eles querem assistir.
- Leve para sala de aula o áudio de um ou mais contos citados no livro, para as crianças ouvirem, neste dia elas podem trazer algum acessório de princesa ou de herói (varinha, coroa, chapéu etc...).
- Divida a turma em grupos. Cada grupo ficará com um conto abordado no livro. Sugira aos alunos que ilustrem a história modelando os personagens com massinha de modelar.
- As páginas 4 e 5 do livro se referem às casas dos contos. Depois de ouvir as histórias Branca de Neve, Cachinhos Dourados, João e Maria e Rapunzel, discuta com as crianças de qual casa mais gostaram e confeccionem uma de papelão e se for a do João e Maria sugira que elas construam com balas e doces.
- Nas páginas 6 e 7 o autor comenta as histórias com lobos. Confeccione com as crianças máscaras de lobos.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- BOECHAT, Maria Diva e GUSMÃO, Marta. João e Maria da Amazônia. Franco Editora.
- VIANA, Arievaldo. O patinho feio. Franco Editora.
- VIANA, Arievaldo. O soldadinho de chumbo e a bailarina dourada. Franco Editora.
- VIANA. Arievaldo. João Grilo e Cancão de Fogo tecendo a roupa nova do Imperador. Franco Editora.