Saber recuperar, reformar e manejar adequadamente as pastagens é condição para alcançar sucesso na atividade pecuária, garantindo o incremento da produtividade, a segurança alimentar e a redução do desmatamento. Isso exige dedicação, experiência e principalmente conhecimento técnico atualizado sobre o manejo de pastagens na propriedade rural.
Desde a década de 1960, a Embrapa tem sido a principal provedora de conhecimento técnico e científico sobre pastagens na Região Amazônica. Fiel a essa missão, duas Unidades da Embrapa reuniram, neste livro, alguns dos principais especialistas em pastagens, nessa região, para abordar o que há de mais atual e relevante sobre o tema.
Por concentrar um grande acervo de informações práticas e técnicas modernas de manejo, o livro Recuperação de pastagens degradadas na Amazônia deve, com certeza, conquistar a atenção de produtores rurais, pesquisadores, técnicos e acadêmicos, e até mesmo o público leigo interessado em informar-se sobre esse importante tema, intimamente ligado ao desenvolvimento econômico, à segurança alimentar e à preservação ambiental.
A pecuária bovina desponta como uma das principais atividades econômicas na Amazônia brasileira. Nas últimas décadas, essa atividade expandiu-se fortemente naquela região, crescimento que deve se manter no futuro.
O paradigma da sustentabilidade determina que a expansão da pecuária esteja associada ao menor desmatamento possível, ao mesmo tempo que faz uso de tecnologias aplicadas ao aumento da produtividade. Assim, na Região Amazônica, o crescimento dessa atividade deve estar fundamentado na recuperação das áreas já abertas e no manejo adequado das pastagens ainda produtivas.
Recuperar e manter as pastagens produtivas ainda é um dos maiores desafios da pecuária no Brasil, particularmente na Amazônia. Isso está relacionado às peculiaridades do bioma Amazônia, como a enorme extensão territorial e a consequente diversidade de solos e relevo, e também ao elevado custo dos insumos e à baixa disponibilidade de assistência técnica especializada, tanto pública quanto privada. Dessa forma, o crescimento sustentável da pecuária bovina na Região Amazônica depende da geração e da ampla divulgação de tecnologia adaptada à realidade local, condicionadas à qualificação de todos os atores envolvidos, especialmente o produtor rural.
O livro Recuperação de pastagens degradadas na Amazônia foi idealizado pela Embrapa com o objetivo de reunir as informações disponibilizadas pela pesquisa sobre esse assunto, nos últimos 40 anos, na Região Amazônica.
O livro deve se tornar uma obra de referência sobre um tema fundamental para a sustentabilidade da bovinocultura nessa região. Sua abordagem, ampla e objetiva, será útil para produtores rurais interessados em recuperar e manter suas pastagens produtivas, assim como deve contribuir para o aperfeiçoamento profissional de extensionistas e a formação de acadêmicos de Ciências Agrárias, além de servir como fonte de consulta para pesquisadores e demais interessados no tema. A presente obra representa uma contribuição importante da Embrapa nessa área estratégica para a segurança alimentar, a preservação ambiental e o crescimento econômico na Região Amazônica.
Editora: Embrapa
Autor: Moacyr Bernardino dias Filho e Carlos Mauricio Soares de Andrade
Ano: 2019
Edição: 1ª
Nº de pág: 443
Acabamento: Brochura
Formato: 16x22cm
ISBN: 978-85-7035-883-7
Recuperação Pastagens Degradadas Amazônia
- Editora: Embrapa
- Autor: Moacyr B. dias Filho
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$ 40,00
Produtos relacionados
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |