Revista Informe Agropecuário 285 - Estratégias para convivência com o déficit hídrico
A disponibilidade hídrica é um fator primordial para o desenvolvimento da humanidade. Na agricultura, em especial, a água é indispensável para o bom desenvolvimento e produtividade dos cultivos.
O Brasil pode ser considerado privilegiado, no que se refere à disponibilidade de recursos hídricos. Entretanto, sua distribuição geográfica e temporal de ocorrência de chuvas e as mudanças climáticas observadas recentemente levaram a déficits hídricos em importantes regiões produtoras do País, onde a escassez de água não era comum.
No passado, as secas no Brasil concentravam-se no chamado Polígono das Secas que abrange a Região Nordeste do País, além do Norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Porém, recentemente, a escassez de água atingiu níveis alarmantes em regiões onde isso não era frequente, como no estado de São Paulo e nas regiões Sul de Minas e Zona da Mata mineira. Portanto, estratégias para a resistência aos estresses hídricos e para a convivência com a ocorrência de déficit hídrico tornaram-se de importância para, praticamente, todas as regiões de Minas Gerais e do Brasil.
Assim, esta edição do Informe Agropecuário foi proposta pela EPAMIG, na condição de articuladora do Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária, em resposta à crise hídrica. Esta publicação traz informações esclarecedoras sobre a natureza dos déficits hídricos observados, suas implicações, e apresenta tecnologias e práticas de manejo agropecuários disponíveis, para que se possa melhor gerenciar os importantes recursos hídricos em situações de escassez.
Fúlvio Rodriguez Simão
Editor Técnico
Editora: Epamig
Editores: Fúlvio Rodriguez Simão
Ano: 2015 - nº285
Pag: 118
Acabamento: Brochura
Formato: 21x32cm
ISSN: 100-3364
IA 285 - Estratégias para o déficit hídrico
- Editora: Epamig
- Autor: Fúlvio Rodriguez Simão
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$ 15,00
Produtos relacionados
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |