A figueira, uma das plantas mais antigas cultivada pelo homem, inclusive com citações na Bíblia, é originaria do Sul da Arábia para algumas fontes e, para outras, da Ásia Menor, de onde se espalhou pela Europa e América.
No Brasil, sua introdução ocorreu em 1532, por Martim Afonso de Souza.
Apesar de ser considerada uma espécie de clima temperado, apresenta boa adaptação às diferentes condições de clima e solo, o que a torna uma espécie com grande expansão mundial.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de figos com uma produção estimada de 24.146 toneladas. Em primeiro lugar, está a Turquia que produz atualmente cerca de 210.000 toneladas. Os principais estados produtores de figos no Brasil são o Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
A cultura da figueira se apresenta como uma excelente alternativa para as propriedades, especialmente as pequenas, na busca pela melhoria da renda e na geração de empregos.
No entanto, é fundamental que o empresário rural, grande, médio, ou pequeno, tenha um detalhado conhecimento das exigências da planta, bem como, de fatores ligados à questão de mercado, agregação de valor do produto, entre outros.
Esta publicação, elaborada com a contribuição de renomados especialistas na cultura da figueira pertencentes a diferentes instituições do País, busca divulgar os conhecimentos existentes que vão desde aspectos relacionados ao melhoramento genético, propagação, ecologia, poda e condução, pragas e doenças, produção integrada, colheita e comercialização, entre outros temas relevantes da cultura.
Editora: Ufla
Editor: Nilton Nagib Jorge Chalfun
Ano: 2012
Edição: 1ª
Nº de pág: 342
Acabamento: Brochura
Formato: 17 x 24cm
ISBN: 978-85-8127-011-1
A Cultura da Figueira
- Editora: UFLA
- Autor: Nilton Nagib J. Chalfun
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$ 65,00
Produtos relacionados
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |