Há alguns anos, José Peres Romero, Engenheiro Agrônomo, cafeicultor e editora, "encomendou-me" este livro. A história do Café no Brasil 1937-1997 deveria cobrar, e o fez, 60 anos depois da obra monumental de A.E.Taunay em 15 volumes.
Procurei dividir a matéria de modo semelhante ao usado por Taunay: part - I Agronomia do café. Resumi a pesquisa efetuada no período ás vezes começando um pouco antes; na parte II Agricultura, tentei mostrar os resultados práticos da aplicação do conhecimento gerado pela pesquisa, Finalmente, na Parte III - Política e comercialização, ignorei o ensinamento de Praxísteles. Me aventurei por mares nunca dantes por mim navegados.
Aprendi uma coisa: vender café é difícil. E outra: o Brasil deve aprender com erros do passado cafeeiro para não repeti-los. Caso não o faça - e Ás vezes isto tem, acontecido - será réu do provérbio latino: "Errare humanum est sed..." O restante, meu leitor eventual conhece. Se não me engano a literatura citada não contem citações estrangeiras, com exceção de uma que trata da ferrugem do café no Brasil. Não é xenofobia. O livro é sobre o café no Brasil.
Como de costume, agradeço ao editor a paciência com que cuidou desta obra.
E termino com uma transcrição de um trecho do "Café" de Mário de Andrade (Poesias Completas, Editora Itatiaia Limitada e Editora da Universidade de São Paulo, 1987, 535p):
" Desde muito que os donos da vida andavam perturbando a marcha natural do comércio de café. Os resultados foram fatais. Os armazéns se entulharam de milhões de sacas de café indestinado. E foi um crime nojento. Mandaram queimar o café nos subúrbios escusos da cidade e nos mangues desertos".
A lição a aprender. Da boca de Mário. O irmão maior.
Piracicaba, 07-02-2000
E.Malavolta
Editora: Ceres
Autor: Eurípedes Malavolta
Ano: 2000
Edição: 1ª
Nº de pág: 500
Acabamento: Capa Dura
Formato: 16x24cm
ISBN: 978-85-318-0010-2
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |