A tecnologia de aplicação de agrotóxicos empregada atualmente foi desenvolvida no século 19 e, até hoje, objetiva estabelecer uma barreira tóxica na superfície do alvo, a fim de impedir o ataque de pragas e de doenças.
Atualmente, a eficácia dos agrotóxicos para o controle dos problemas fitossanitários é muito grande, mas a eficiência do controle ainda é obtida graças ao poderoso efeito tóxico das novas moléculas, que compensa a pobre e deficiente deposição obtida com as pulverizações, pois, em alguns casos, mais de 50% dos produtos aplicados não chegam ao alvo desejado.
A falta de incentivo ou de investimentos em pesquisas é o principal entrave para a melhoria do processo. Além disso, é pouco conhecido que a tecnologia de aplicação de agrotóxicos é uma ciência aplicada de natureza multidisciplinar, que envolve conhecimentos de diferentes áreas, como engenharia, agronomia, física, biologia, química, economia, segurança do trabalho, além da experiência e da criatividade do homem do campo.
O intercâmbio de informações entre essas áreas de conhecimento, somado às informações adquiridas por aqueles profissionais envolvidos com os problemas práticos dos controles fitossanitários, é essencial para a melhoria do processo como um todo.
Neste manual, são apresentadas abordagens simples dos principais fatores que afetam a eficiência das aplicações, bem como uma proposta de calibração de pulverização, para melhorar a deposição dos agrotóxicos.
Editora: Embrapa
Autor: Aldemir Chaim
Ano: 2009
Edição: 1ª
Páginas: 73
Acabamento: Brochura
Formato: 16x22cm
ISBN: 978-85-7383-468-0
Manual de tecnologia de aplicação de agrotóxicos
- Editora: Embrapa
- Autor: Aldemir Chaim
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$ 15,00
Produtos relacionados
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |