O agronegócio tem sido a mola motriz da economia brasileira e é caracterizado pela abrangência nacional, pelo alto nível tecnológico e pelo empreendedorismo dos produtores, que buscam incessantemente a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
A cadeia produtiva da noz-macadâmia é um exemplo clássico desse ciclo virtuoso de desenvolvimento que envolve uma cadeia agroindustrial consolidada, baseada no estreito elo entre produtores e agroindústrias.
Voltada principalmente para o mercado externo, a produção de nós-macadâmia tem crescido anualmente, abrindo novas oportunidades para produtores e empresários brasileiros, tendo como resultado o aperfeiçoamento e diversificação do agronegócio. Soma-se a isso o alto valor da produção, o que permite a incorporação da agricultura familiar no processo produtivo.
Diante da importância dessa cadeia produtiva e da escassez de informações técnicas geradas no Brasil para a macadamicultura, esta obra foi idealizada para subsidiar técnicos, produtores e agroindústrias do setor quanto aos aspectos agronômicos da produção.
No capítulo 1 é destacada a importância da espécie no Brasil e no mundo, além de apresentar dados acerca da área cultivada, produção total, produtividade e aspectos econômicos.
No capítulo 2, discutem-se exigências edafoclimáticas, ecofisiologia, botânica e melhoramento da cultura.
O capítulo 3, aborda a produção de mudas, bem como os principais tratos culturais em viveiros, incluindo planejamento, enxertia, material propagativo, entre outros.
No capítulo 4, são abordados os tratos culturais no cultivo desde a implantação até a colheita, como o preparo do solo, qualidade de mudas e transplantio, espaçamento, planejamento, tutoramento, podas, desbaste, desbrota, polinização, irrigação, entre outros.
No capítulo 5 são detalhados todos os aspectos relacionados à nutrição mineral da noz-macadâmia, bem como correção do solo, adubação de plantio e produção e sintomas de deficiência mineral.
Nos capítulos 6, 7 e 8 são abordados o manejo de pragas, as doenças e as plantas daninhas, respectivamente, em que se discutem os agentes e os métodos de controle fitossanitário.
O capítulo 9 trata-se de tema especial e estratégico: os sistemas de cultivo consorciado. O cultivo consorciado da macadâmia tem sido uma das estratégias mais promissoras para melhorar a viabilidade do cultivo. Nesse capítulo, são retratadas as experiências adquiridas no Brasil com consorciamento de macadâmia e café.
O capítulo 10 aborda as práticas de colheita e pós-colheita que melhoram a qualidade do produto e da indústria processadora.
Além de apresentar aos leitores os avanços proporcionados pela pesquisa com a macadamicultura brasileira, esta obra traz a visão prática e a experiência de anos de dedicação de importantes agentes dessa cadeia produtiva, como empresários (QueenNut Macadamia), técnicos (TechField Consultoria Agrícola) e pesquisadores de reconhecidos centros de pesquisa (Apta, IAC, USP, Unesp, Ufla e Ufv).
Desse modo, esperamos contribuir com informações técnicas de qualidade para alavancar a macadamicultura brasileira, melhorar os sistemas de produção e viabilizar, assim, melhores rendimentos para produtores e indústrias através de processos produtivos sustentáveis, resultando em maior competitividade da macadamicultura brasileira.
Editora: Ufv
Editores: Leonardo Pimentel e Aluízio Borém
Ano: 2019
Edição: 1ª
Nº de pág: 160
Acabamento: Brochura
Formato: 15 x 21,5cm
ISBN: 978-85-7269-591-6
Macadâmia do Plantio à Colheita
- Editora: UFV
- Autor: Leonardo Pimentel
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$ 99,00
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |