Informe Agropecuário 301 - Arroz: o campo a mesa
O arroz é, depois do trigo e do milho, o principal alimento da humanidade. É extensivamente cultivado no mundo, especialmente nos países asiáticos, onde se concentram os principais produtores e consumidores deste cereal. O Brasil é o principal produtor de arroz, fora os países asiáticos, e mantém um consumo elevado desse cereal.
A hegemonia na produção de arroz no Brasil fica com o Rio Grande do Sul que fornece cerca de 60%-65% da produção nacional. Minas Gerais já situou entre os três principais Estados produtores desse cereal, nas décadas de 1960 a 1980. Hoje constitui o segundo Estado maior produtor de arroz do Sudeste, perdendo apenas para São Paulo, mas com volumes baixos de produção.
Contrapondo a esta tendência de declínio e pela importância deste cereal na alimentação da população brasileira, a EPAMIG disponibiliza aos produtores e técnicos esta edição do Informe Agropecuário sobre os avanços tecnológicos para a cultura do arroz.
Fonte de renda e de nutrição, a orizicultura é enfocada em seus aspectos socioeconômicos, alimentares e ambientais, com abordagem de temas como recursos genéticos, pré-melhoramento e melhoramento genético, cultivares lançadas, controle integrado de pragas e doenças, qualidade de grãos em arroz, arrozes especiais e tecnologias disponíveis para elevação dos índices de produtividade, melhoria da qualidade do produto colhido, redução de custos de produção e para sustentabilidade ambiental.
Este número do Informe Agropecuário constitui o quinto sobre o agronegócio arroz. A última edição foi publicada em 2004. Nesta, portanto, são apresentadas as tecnologias geradas nos últimos 14 anos pela pesquisa em arroz.
Editora: Epamig
Editores Técnicos: Plínio César Soares, Moizés de Sousa Reis e Adriano Pereira de Castro
Ano: 2018
Edição: 1ª
Nº de pág: 96
Acabamento: Brochura
Formato: 21x32cm
ISSN: 0100-3364
Produtos relacionados
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |