Cansada de dormir num colchão cheio de dinheiro, a bruxa Cremilda decidiu gastar a sua fortuna. Para isso, ela pensou em trocar sua antiga vassoura por outra mais moderna. Acompanhada do pato Epitáfio, Cremilda foi até uma loja, mas não gostou de nada. Ou melhor, de quase nada. Adivinhe o que aconteceu quando Cremilda e Epitáfio se apaixonaram por um foguete que nem estava à venda.
Editora: Franco Autor: Jonas Ribeiro Ilustrador: Biry Sarkis Faixa Etária: A partir de 7 anos Nº de pág: 16 Acabamento: Brochura Formato: 17x25 cm ISBN: 85-88600-34-X
ATIVIDADES SUGERIDAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A COLEÇÃO SEGREDOS E AVENTURAS DA BRUXA CREMILDA Texto: Jonas Ribeiro - Ilustrações: Biry 16 p. – 4 cores – 17x25cm Você está convidado a experimentar cremes poderosos, a voar na velha e querida vassoura e a entender o coração de uma bruxa feliz. Fique à vontade para abrir as páginas do diário da Bruxa Cremilda. Mas, atenção... fique atento para descobrir entre poeira e teias de aranha os segredos e as aventuras malucas dessa bruxa muito diferente. Temas abordados: fantasia, bom humor, peripécias de bruxa.
Sugerimos que se inicie o trabalho com a coleção, abordando as bruxas de uma maneira geral, para em seguida deter-se em cada história especificamente. - Conversar com a turma sobre duendes, magos e outros seres fantásticos, como as bruxas. - A Bruxa Cremilda utiliza seu caldeirão para fazer seus cremes. Lembrar histórias em que aparecem bruxas e seus inseparáveis caldeirões. - Pesquisar: De onde vêm as bruxas? - Falar das bruxas conhecidas Alceia e Memeia (das histórias de Walt Disney), Maga Patalógica, Madame Min e outras. - Passar para as crianças filmes de bruxas. - Lembrar que o Dia das Bruxas é 31 de outubro. - Ao final do trabalho com a Coleção, propor aos alunos que criem uma nova aventura para a Bruxa Cremilda e o Pato Epitáfio. - Bruxa Cremilda passou anos economizando e guardou todo o seu dinheiro no colchão. Onde você costuma guardar suas economias? - Ela resolveu gastar sua fortuna. E começou trocando sua vassoura. Se você tivesse também uma fortuna, com que gastaria? (Fazer uma lista de tudo que você compraria.) - A Bruxa Cremilda e o Pato Epitáfio, quando foram para o espaço no foguete, passaram por vários planetas. Listar com os alunos os planetas que compõem o Sistema Solar, o que está mais próximo da Terra, mais distante, o maior, o menor etc. - Depois de voar pelo espaço, o foguete desceu na Lua. Conversar com os alunos sobre a ida do homem à Lua, quando foi a primeira vez, qual o nome do foguete. - Na Lua, a bruxa se alimentava de cápsulas minúsculas. Como os astronautas se alimentam? - Você gosta de aventuras? Se pudesse viajar num foguete, para onde iria? Como seria essa aventura? - Propor às crianças que confeccionem um foguete de sucata.