O creme azul armou a maior confusão. Os professores viviam dormindo. Algo precisava ser feito. Bruxa Cremilda e pato Epitáfio foram convidados a criar um antídoto para o poderoso creme azul. No lugar de criar um antídoto, os dois amigos preferiram inventar uma escola diferente com aula de riso, aula para falar abobrinha e aula para sair viajando pelo mundo, entre tantas outras aulas deliciosas. Matricule-se nesta escola que foi inventada para você!
Editora: Franco Autor: Jonas Ribeiro Ilustrador: Biry Sarkis Faixa Etária: A partir de 7 anos Nº de pág: 16 Acabamento: Brochura Formato: 17x25 cm ISBN: 978-85-7671-050-9
ATIVIDADES SUGERIDAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A COLEÇÃO SEGREDOS E AVENTURAS DA BRUXA CREMILDA Texto: Jonas Ribeiro - Ilustrações: Biry 16 p. – 4 cores – 17x25cm Você está convidado a experimentar cremes poderosos, a voar na velha e querida vassoura e a entender o coração de uma bruxa feliz. Fique à vontade para abrir as páginas do diário da Bruxa Cremilda. Mas, atenção... fique atento para descobrir entre poeira e teias de aranha os segredos e as aventuras malucas dessa bruxa muito diferente. Temas abordados: fantasia, bom humor, peripécias de bruxa.
Sugerimos que se inicie o trabalho com a coleção, abordando as bruxas de uma maneira geral, para em seguida deter-se em cada história especificamente. - Conversar com a turma sobre duendes, magos e outros seres fantásticos, como as bruxas. - A Bruxa Cremilda utiliza seu caldeirão para fazer seus cremes. Lembrar histórias em que aparecem bruxas e seus inseparáveis caldeirões. - Pesquisar: De onde vêm as bruxas? - Falar das bruxas conhecidas Alceia e Memeia (das histórias de Walt Disney), Maga Patalógica, Madame Min e outras. - Passar para as crianças filmes de bruxas. - Lembrar que o Dia das Bruxas é 31 de outubro. - Ao final do trabalho com a Coleção, propor aos alunos que criem uma nova aventura para a Bruxa Cremilda e o Pato Epitáfio.
Bruxa Cremilda inventa uma escola diferente: - Como eram as escolas de antigamente? - Sugerir aos alunos que perguntem a seus pais como eram as escolas e os professores com quem eles estudaram. Levar as informações para a sala de aula e comparar com os dias atuais. Se tiverem fotos, melhor ainda! - A revista Nova Escola trouxe durante algum tempo, em sua última página, depoimentos de pessoas sobre a sua professora inesquecível e fotos de escolas, alunos. Poderia ser também, um material interessante para enriquecer o trabalho. - O que você achou da escola criada pela Bruxa Cremilda? Gostaria de estudar numa escola assim? - O que você mudaria na sua escola? - As salas de aula da bruxa também sofreriam mudanças. O que você acha? - Qual aula você achou mais interessante? - Brincar com os alunos de Escravos de Jó.