ATIVIDADES SUGERIDAS:
Dialogando com o livro:
Caro professor: aqui estão algumas sugestões para o trabalho com os livros da coleção. Você e seus alunos podem escolher as questões que considerarem mais interessantes e apropriadas, através de respostas orais ou por escrito. O que importa mesmo é que os leitores sintam prazer com a leitura e dialoguem com o texto, tecendo e destecendo os seus fios.
Lendo o título do livro:
Discuta com a turma o título do livro e a ilustração da capa elaborando hipóteses sobre a história.
Refletindo sobre a apresentação do texto:
Conversar com os alunos sobre a forma de apresentação da história. Trata-se de uma narrativa com rimas, ou seja, uma história com começo, meio e fim, narrada através de rimas.
Na oportunidade, apreciar o ritmo do texto, ler em voz alta e observar a cadência do texto; notar as rimas presentes, repetindo-as aos pares, em voz alta; prestar atenção na disposição gráfica das palavras, escritas com sílabas simples, facilitando a leitura dos iniciantes.
Fazendo uma leitura do projeto gráfico:
- Orientar a exploração dos aspectos físicos do livro, como: formato, coleção, logotipo da editora e da coleção e detalhes do projeto gráfico.
- Perguntar sobre detalhes da capa e da quarta capa. Falar sobre esse primeiro contato com o livro; a capa chama a atenção do leitor, evoca lembrança de alguém, de algum anúncio?
- Chama-se folha de rosto a página, no começo do livro, que traz o título da obra, o nome do autor, o nome do ilustrador, o nome da editora e outros dados complementares. Fale sobre a ilustração da folha de rosto e sua relação com o enredo do livro. Passar a observar a folha ou página de rosto de outros livros.
- Você percebeu que o ilustrador Dam usou muitas cores? Que sensação isso lhe causou? Você já observou o arco-íris? Sabe quantas cores ele tem?
- O que você achou das ilustrações?
Comentando e interpretando o texto:
- Pituca vive no sítio da dona Doca. Conversar com as crianças sobre a vida no campo e a vida na cidade.
- Destacar as rimas do texto e criar outras.
- O que é ser lelé da cuca?
- Conversar com os alunos sobre as aves, costumes, tipos etc.
- Listar aves aquáticas.
- Trabalhar com a música Lá vem o pato, do CD A arca de Noé, de Vinícius de Morais.
- Pedir às crianças que falem dos animais mansos e ferozes.
- Conversar com os alunos sobre animais domésticos e organizar colagens desses animais.
- Ler o poema “Pato”, de Carlos Pimentel, contido no livro Jardim Zoilógico.
- Contar a história o Patinho Feio, de Andersen.
- Pituca foi mexer no fogão e ficou toda queimada. Conversar com as crianças sobre os perigos de brincar com fogo, produtos de limpeza etc.
- A pata é muito levada. Na sala há alunos levados? Instigar uma discussão sobre obediência, responsabilidade, brigas entre colegas.
Produzindo arte:
- Fazer desenhos da pata Pituca e pintar com tinta guache.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- ALMEIDA, Hugo Ribeiro de. O gato Agapito. Franco Editora.
- PEREIRA, Edimilson de Almeida e AGUSTONI, Prisca. Bilé o pato. Franco Editora.